domingo, 7 de abril de 2013

Permita-me tocar-te com minhas palavras


"- O que acontece quando ...

- O que acontece quando o quê?

- Quando pessoas se apegam emocionalmente?

- Que pessoas?

- Pessoas quaisquer. Qual a química disso tudo? A química que faz com que pessoas se sintam atraídas.

- Sente atração por mim?

- Deus, não! Eu só estou falando hipoteticamente.

- Hipoteticamente, elas escrevem poemas... elas transam.

- E o que acontece a seguir?

- Depois de poesia e sexo? Tudo. Ou nada. O resto é um acordo, uma espécie de negociação.

- O que quer dizer?

- Pode-se deixar ficar no amor e na atração, ou tornar tudo mais complicado, como faz a maioria."

(The Sessions, dirigido por Ben Lewin)

Poema de amor para ninguém em especial


Deixe-me tocar-te com minhas palavras
Pois minhas mãos quedam inertes
como luvas vazias
Deixe minhas palavras acariciar seus cabelos
Deslizar por suas costas
e roçar sua barriga
Pois minhas mãos,
leves e livres como tijolos,
ignoram minhas vontades
e teimosamente se recusam a realizar
meus desejos mais silenciosos
Deixe minhas palavras entrarem em sua mente
Carregando tochas
Admita-as de boa vontade em seu ser
Para que elas possam acariciá-la gentilmente
por dentro

 Mark O'Brien


O filme conta a história de Mark O’Brien, escritor e poeta que, ainda criança, contraiu poliomielite. Devido à doença perdeu os movimentos do corpo, somente mexe a cabeça, vive preso a um pulmão de ferro. Aos 38 anos, católico praticante, ele decide contratar uma terapeuta sexual.

Essas terapias sexuais, feitas por terapeutas sexuais ou "sex surrogate" (ou parceira sexual substituta), tratam "as dificuldades sexuais com terapia comportamental, usando as terapeutas substitutas para ‘treinar’ o paciente a fazer sexo".  Ajudam pessoas que têm dificuldades, não conseguem ter ereção ou orgasmo, nunca fizeram sexo.

Essa modalidade terapêutica foi criada nos anos 1970 pelo casal de sexólogos americanos William Master e Virgínia Johnson, os primeiros a preconizar um tratamento exclusivamente sexual.

Uma curiosidade do que é o trabalho dos terapeutas sexuais:
A terapeuta Cheryl Cohen-Greene, hoje, é veterana desta peculiar profissão, ainda atende pacientes, e foi a real consultora do longa-metragem.


  • A Psicanálise despertou o mundo para a compreensão e estudo da sexualidade humana, levantou o tabu milenar que encobria as manifestações da sexualidade infantil e adulta. Freud mostrou haver uma correlação entre as neuroses e a repressão da sexualidade.


Nenhum comentário: